A pandemia do Coronavírus pegou a todos e todas nós de surpresa. Em pouco tempo, os casos começaram a surgir e a aumentar em todo o mundo e, com isso, precisamos estar atentos/as com as medidas de prevenção e precaução. Sobretudo os/as usuários/as de substâncias psicoativas. E assim como já ocorreu em outras situações emergenciais no passado, a redução de danos se apresenta como crucial para redobrarmos os nossos cuidados.

Neste sentido, a campanha Drogas na 40Tena também surge para informar aos/às usuários/as de SPAs orientações importantes diante a pandemia. Algumas, já sabemos, como não compartilhar objetos e fazer a higienização destes recipientes, outras são novidade: tá liberado ser mão de cola! Faça uso da maconha e de outras drogas de forma individual e evite contato físico com outras pessoas durante e logo após o uso.

Outra coisa: não duvidem do Coronavírus. Fritem em casa! Fiquem em casa! Caso alguém precise sair para comprar as substâncias é fundamental que não esqueça de se proteger com o uso de máscara, roupas como blusas de manga e calças e manter uma distância de outras pessoas de no mínimo dois metros. Assim como a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD) e a Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas (PBPD), diversas redes, organizações, grupos e coletivos estão se mobilizando para minimizar os danos causados pelo coronavírus e suas consequências sociais no que tange ao uso de drogas durante a quarentena. Elencamos algumas:

#BrisaEmCasa

BR

Lanpud

Recomendações sobre Redução de Danos, Drogas e Covid-19 para América Latina e Caribe.

BR

Programa Que Droga É Essa

Dicas de redução de danos em tempos de pandemia.

BR

CORONAVÍRUS E CANNABIS

REDUÇÃO DE DANOS E SAÚDE MENTAL NA QUARENTENA.

SP

É de Lei

Cartilha do Centro de Convivência É de Lei para população usuária de drogas em situação de vulnerabilidade

Close Bitnami banner
Bitnami